sábado, 18 de julho de 2009

Rosa Maria Schneider

















Rosa Maria Schneider é Mestre em Planejamento, professora do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)


Léo, o meu pai professor

Além de todas as qualidades já faladas por todos que conviveram com Léo Schneider, uma é a mais saliente: a competência de ser professor. Ele educava pelo exemplo da solidariedade, amor, tolerância e diálogo com todos que estavam em contato no dia-a-dia. A habilidade de saber ensinar é o que posso enfatizar. Através de aulas atraentes sobre música erudita, história da música e canto coral, os alunos ficavam fascinados querendo saber mais e participar das apresentações dos oratórios de sua autoria. Com o ensino de técnica vocal o Novo Testamento era divulgado, pois, esta era a letra dos oratórios, foi um pastor leigo que pregava o evangelho aos seus alunos.

Regendo orquestra e o coral dos alunos dos colégios IPA e Americano o inusitado era disciplina que conseguia impor com amor, dominando mais de trezentos adolescentes. Esta didática seria muito útil aos professores de hoje que não conseguem dominar turmas de cinqüenta alunos! Penso que esta parte da vida de meu pai, a sua competência didática seria interessante aprofundar mais. A prática docente do maestro (como era chamado) lembra as palavras de Paulo Freire e atualmente de Paulo Ghiraldelli, quando este ultimo afirma que só existe aula quando o professor seduz o aluno. E Léo Schneider soube seduzir os seus alunos e influenciá-los para o caminho dos mandamentos do Senhor.

______________________________________
Rosa Maria Schneider (filha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário