terça-feira, 4 de agosto de 2009

Maria Helena Itaqui Lopes


















Maria Helena Itaqui Lopes
médica gastroenterologista e
professora da PUC



Querido Maestro Léo Schneider!

Guardo preciosas lembranças do convívio com o meu estimado professor de música.

Ingressei na Escola de Artes, já na adolescência, após ter iniciado meus estudos de piano aos 7 anos de idade. Fiz as provas de aptidão para o primeiro ano Fundamental e foi-me dito que poderia escolher um Professor, mas a recomendação do primeiro nome era do Maestro Léo Schneider e mesmo sem conhecê-lo apresentei-me como sua aluna. Fiz o primeiro e segundo ano e por recomendação dele preparei-me para a seleção do quinto ano. Cursei esse e o último ano do Fundamental para então fazer o vestibular unificado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obtive o primeiro lugar para a Escola de Artes.

O “problema” começou aí, pois estava ambivalente na escolha da profissão e fiz no mesmo ano o vestibular de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também fui aprovada. Muito contrariado ficou, a princípio, o Maestro, achando que eu não iria dar conta dos estudos a contento, com dois cursos de peso pela frente. Acabei fazendo os dois e naturalmente precisei de muita ajuda, especialmente na flexibilização dos horários das aulas. O Maestro foi o primeiro a se dispor nessa ajuda, como era da sua personalidade, sempre disposto e solidário!


Tínhamos aula de piano ou às 6h45min até às 7h45min, ou do meio-dia às 13h45min, mesmo que para isso significasse almoçar mais cedo em sua casa. Dona Mariazinha, sua querida esposa, compreendendo a minha dificuldade me enviava deliciosos e variados bolinhos que eu saboreava, enquanto o Maestro tocava alguma coisa que eu escolhia: um estudo Transcendental de Liszt ou um estudo de Chopin, entre tantas solicitações. E tudo de cor!

Essa é apenas uma das tantas boas lembranças que tenho do Maestro que tanto me auxiliou e representou na minha formação dos valores que hoje possuo.

Maria Helena Itaqui Lopes
médica gastroenterologista e professora da PUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário