terça-feira, 5 de janeiro de 2010

APCA






A Arte fazendo suas marcas



Vivemos em uma cultura onde é difícil deixar marcas, podemos pensar sobre isto lembrando o que está escrito em um dos textos de Walter Benjamin, ao citar uma frase de Brecht em um dos seus poemas: “Apaguem os rastros!” Esta citação é trabalhada nestes célebres textos da obra- Magia e Técnica Arte e Política, para tratar sobre a perda do valor da experiência e a sua transmissão.

Ele analisa a obra de Scheebart e a sua criação dos espaços de vidro, de onde nos faz pensar que se vive em uma “cultura de vidro”, por ser o vidro um material duro e liso onde nada se fixa. Demonstrando assim, que vivemos em uma cultura onde o sujeito facilmente pode sumir sem deixar rastros ou marcas da sua história.

Da mesma forma a obra de arte é questionada sobre o que pode acontecer, quando esta é destacada do “Domínio da Tradição” e acaba se reduzindo a uma mera técnica de reprodução. Produzida então, fora do domínio da experiência única, para uma produção em série.
No entanto, a arte é uma forma de deixar marcas, impedir que se “Apaguem os Rastros”, sejam de uma história, cultura, tradição ou uma experiência singular.
É a partir dessa reflexão que queremos apresentar a APCA, Associação Pró- Cultura e Arte Leo Schneider.

Este nome- Leo Schneider- tem seus rastros marcados por sua arte. Músico gaúcho, cujo nome consta na Enciclopédia Delta Larousse, no Dicionário de Música Evangélica Nassau e em inúmeros livros e sites brasileiros e dos EUA. Além de compositor, foi maestro e organista (patrono da Associação dos Organistas/RS), guia leigo da Igreja Matriz da IECLB, onde desempenhou sua função de organista por mais de 30 anos,sendo também Presidente da Ordem dos Músicos/RS. Foi homenageado dando o nome a uma Rua no Bairro Rubem Berta, a um conservatório de Música no IPA, e placa de bronze no Teatro São Pedro. Exerceu também atividades didáticas como professor, na UFRGS, IPA, Colégio Americano, Colégio Cruzeiro do Sul e Escola Técnica de Agricultura de Viamão.

Portanto somos uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, que tem como finalidade incentivar e promover a cultura e a arte, de modo amplo e geral. Fazem parte de nossas metas: manter conjuntos de música instrumental, orquestras, corais,além de grupos teatrais e de danças, bem como atividades ligadas às artes visuais; realizar concertos, audições musicais e espetáculos teatrais; manter cursos de música instrumental e vocal visando à formação de conjuntos corais e instrumentais;manter, incentivar e apoiar projetos de promoção da cultura e da arte.

Queremos olhar para todas essas formas de manifestações artísticas como formas de narrativas que vêm contribuir para a construção da subjetividade moderna. Para tanto, poderemos firmar convênios, sejam eles públicos ou privados. A associação está aberta a todas as pessoas sem distinção. Nosso estatuto está à disposição dos interessados.



Diretoria 2009-2010:
Presidente – Lia Kappel
Vice-presidente - Sandra Sasso
Secretária - Rejani Friedrich
Tesoureiro – Harry Fürstenau

Endereço eletrônico: apcarte@gmail.com






















1ª Diretoria
Anne Schneider
Lia Kappel
Sandra Sasso
Flavia Dreher

Nenhum comentário:

Postar um comentário