terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Olinda Alessandrini














Renomada pianista, pesquisadora e concertista brasileira, nascida em Caxias do Sul. Cursou Virtuosidade na UFRGS, onde foi vencedora de Medalha de Ouro. Conquistou também 3 Prêmios Açorianos de Música e tem vários Cd´s gravados


Procurei seguir seus passos

Conheci o Maestro Leo Schneider quando cursei Virtuosidade no Instituto de Artes. Eu era uma tímida adolescente de Caxias do Sul. Ele era uma pessoa carismática, firme, com muita bondade no olhar. Fez parte da banca examinadora nos dois recitais de final de ano do meu curso, e eu sentia que ele estava ali, atento, apreciando o melhor da minha interpretação, desculpando eventuais falhas...

Sempre admirei sua dedicação à educação musical, que eu seguia pelos relatos entusiasmados de suas alunas. Mais tarde, em meus recitais didáticos procurei seguir seus passos, estimulando os jovens a apreciarem a boa música.

Recentemente, em um recital homenageando compositores riograndenses, interpretei algumas de suas obras para piano, que foram calorosamente recebidas pelo público. E muitas pessoas presentes vieram compartilhar comigo suas lembranças do Maestro, demonstrando carinho e saudade.

Ao pesquisar sobre a vida musical de Novo Hamburgo, encontrei registros de suas apresentações dos Oratórios Jesus Nazareno e São João Batista.

Transcrevo aqui um excerto dos comentários da Gazeta de Novo Hamburgo de 23.08.51:

“Com sua música vibrante, uma testemunha impressionante do cristianismo na interpretação expressiva de uma composição vigorosa, Leo Schneider brindou, coadjuvado pelas disciplinadas e perfeitas vozes dos solistas e coro, a coletividade novo-hamburguesa com uma noite inesquecível de encanto e sentimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário