sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cosete Ramos

MAESTRO LEO SCHNEIDER,
UM PROFESSOR INSPIRADOR











Cosete Ramos Gebrim
Palestrante e Consultora
Gaúcha do Alegrete, RS
Trabalhou 25 anos no Ministério da Educação
Professora da Escola Normal de Brasília
e da Universidade de Brasília
Doutora em Educação pela Florida State University – EUA


Conheci Leo Schneider nos anos dourados do Ginásio do Colégio Americano de Porto Alegre, por volta de 1957. Ele me introduziu no mundo encantado da música verdadeira e eu passei a ter o privilégio de experimentar uma vida muito mais bela e bem mais rica!

Fecho os olhos. A imagem que vem à minha mente é cristalina!

Encantador

No começo, eu gostava de acreditar que a música saia das mãos longas daquele homem alto e sério. Com o tempo fui verificando que o Professor era gentil e nos oferecia de presente um sorriso encantador. Na verdade, ele dominava a arte de chegar, lidar e conquistar as pessoas. Como fez comigo!

Eletrizante

Sua presença se impunha, inspirando ao mesmo tempo atenção e respeito. Sua fala, seus gestos, seus olhares tornavam-no um mestre eletrizante, capaz de conduzir com arte os seus alunos, tanto nas aulas como nos concertos de seus oratórios. Quando o Maestro surgia no palco, o silêncio se fazia imediato e absoluto. Bastava um comando seu para que a canção fluísse suave ou majestosa!


Profundo

Seus conhecimentos de música eram amplos e diversificados. Quando se assentava ao piano para tocar para nós músicas clássicas, de um vasto acervo de compositores famosos, de fama internacional, ele nos fazia viajar pelo espaço e pelo tempo, conhecendo um novo mundo sem fronteiras! Que sensação maravilhosa fazer parte de um palco tão estimulante!


Ousado

Sem medo de ser diferente, apresentava uma proposta na qual ele acreditava, mantendo ao mesmo tempo viva a capacidade de dialogar, de concordar e discordar, não se deixando dominar por aquilo que estava posto à época!
Criativo. Penso que ele estava sempre desafiando sua inteligência, na busca de novas idéias, imagens e maneiras de fazer, mantendo o compromisso pessoal com a reinvenção e a mudança.


Abro os olhos. A imagem do Maestro Léo Schneider continua comigo!
Sei por quê! Este Professor inspirador permanece no meu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário