sábado, 2 de maio de 2009

Jorge Barcelos

De: Jorge Barcelos
Para: Anne Schneider
Enviado: terça-feira, 9 de setembro de 2008
Assunto: maestro Leo Schneider


Prezada Anne,

O teu pai foi meu professor de música "no morro", ou seja, no Ginásio Agrícola Pinheiro Machado (aquele internato, no bairro agronomia, próximo a UFRGS). Vi que no teu site tu chamas de Escola Técnica de Agricultura (esta, na verdade é ensino médio e fica em Viamão, indo para as praias).

Tenho ótimas recordações daquelas aulas de música.
Eu tinha em torno de 12-13 anos e já ficava admirado de como ele conseguia nos reunir em volta de um piano.

Lá estudávamos muito, trabalhávamos muito e nossos valores eram jogar futebol.

Mas como ele conseguia nos prender com tanta atenção?!
Como ele conseguia anestesiar aquele bando de meninos rudes?!
Mesmo aqueles colegas que não cantariam uma música "nem amarrados"!
Mas, para minha admiração, todos cantavam com fervor. Isto me chamava à atenção. Como pode?!!! Até o fulano!!!

Todos se entregavam aos hinos do Brasil, da bandeira, da pátria...

E tinha àquela música preferida de todos. Era uma música em francês.
E todos estufavam o peito para cantar bem alto

"Frére Jacques, frère Jacques...
Dormez-vous?... Dormez-vous...
Sonnez les matines, Sonnez les matines...
dim dim dom... dim dim dom".

Afinal, nós sabíamos cantar em francês!!!
Tinha outras músicas, mas não lembro (talvez, meus dois irmãos).

Mas se fosse hoje eu pediria para ele tocar músicas góticas.

Vi na internet que ele era cristão e que deu aula no culto infantil.

Aqui, hoje em Floripa e cristão, vou imaginar ele tocando na nossa igreja.

"Luz do mundo viestes a terra.
Prá que eu pudesse te ver.
Tua beleza me leva a adorar-Te.
Quero contigo viver.
Vim para adorar-Te,
Vim para prostrar-me,
Vim para dizer que és meu Deus.
És totalmente amável,
Totalmente digno.
Tão maravilho para mim...
Eu nunca saberei o preço,
Dos meus pecados lá na cruz"
(http://www.youtube.com/watch?v=lLFTusRoTCE)

Grande abraço e que Deus esteja te abençoando e toda família Schneider, em nome de Jesus.
Jorge Barcelos.


De: Anne Schneider
Para: Jorge Batrcelos
Enviado: terça-feira, 9 de setembro de 2008
Assunto: Re: maestro Léo Schneider


Caro Jorge.

Que bela surpresa receber mensagem de um ex-aluno de meu pai. Já não é a 1ª vez que isso acontece. Penso que ele foi muito importante para seus alunos porque muitos que nem conheci, me contatam, dizendo mais ou menos o que me escreveste!!!!!

Ele ensaiava nos grandes colégios, IPA e Americano um coral de adolescentes, com 400 alunos e não se ouvia uma mosca se mexendo....acho que era um grande carisma. Eu me lembro de ter visto vcs cantando as UYARAS uma vez. E tb o Frère Jacques ( Irmão Jacques ) que te referiste.

O pai era um cristão convicto e sincero que vivia aquilo em que acreditava. Por isso talvez fosse uma pessoa tão especial e boa.

Me disseram que o Porca Véia, foi aluno dele. Era teu colega???? Aliás, quem me disse isso foi o Adelcio Debem, que estudou piano comigo. Conheces?

Olha se puder ser útil em algo, é só pedir. Queres alguma música sacra de sua autoria? Tenho alguma coisa que poderia te enviar pela internet.

Um abraço forte.
Anne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário