sábado, 2 de maio de 2009

Martha Paz




Leo, ele foi demais!




Martha Paz
Professora de Música no Colégio de Aplicação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul


27 de Abril de 2009



Brilhante! Uma pessoa super especial.

Foi extremamente importante na minha vida, na minha realização pessoal e profissional. Vim do interior, Alegrete, amando música mas mal orientada, com muitas deficiências no ensino da música e ele deu tudo que pode para me entusiasmar, me erguer e conseguir vencer com alegria e muito prazer, amando tocar piano, fazer música. Eu o chamava de "Papai Schneider". Dava duas, três palavras e falava nele.

Todos o admiravam!

Ele foi o primeiro a notar que eu e o Agis nos gostávamos. Me perguntava e eu dizia que não, que éramos só amigos. Eu não me dava conta que gostava dele. Um dia, disse-lhe que se tivesse um namorado, ele seria a primeira pessoa a saber. Não é que passou um mês, e o Agis me pediu em namoro. Olha como tudo era romântico naquela época! Agis e eu fomos para o centro e na Praça XV, no momento em que disse ao Agis que aceitava o namoro, o Agis pegou da minha mão e ele chegou por trás e disse:


- Há, há... eu sabia!

Viramos e eu lhe disse:

- Bem que lhe falei que o senhor seria a primeira pessoa a saber!

Ele respondeu:

- E vou tocar no casamento de vocês.

Quando decidimos casar ele falou que nos daria de presente o belíssimo recital que acabou acontecendo. E não ficou só por aí. No sábado do casamento, pela manhã, foi até o apartamento levar um presente que até hoje temos guardado.

As lembranças que tenho dele me emocionam: aula individual de piano, aula coletiva, recitais de órgão aonde me convidava para virar as páginas para ele, aulas de história da música, apreciação musical que ele passava na escolha do repertório que selecionava, canto das composições dele com o coral... "A grandeza dele sempre me sensibilizou!" Sou capaz de virar a noite escrevendo toda a sutileza, sensibilidade, musicalidade... enfim, o "Grande Homem que sempre foi o Maestro Leo Schneider".

As boas lembranças são imensas. Por exemplo, no meu primeiro dia de aula pelo curso Bacharelado em Instrumentos, habilitação piano, cheguei cedo no Instituto de Artes e o prédio ainda estava fechado. Estávamosa eu e ele aguardando a abertura e começamos a conversar. Deu-me toda a atenção e logo após me adotou como sua aluna de piano. Eu praticamente reiniciei meus estudos, contando com sua dedicação e incentivo, sendo o responsável pela minha motivação em busca de uma melhor qualificação musical, sendo meu “ídolo musical”.

Suas composições e sutileza artística sempre me tocaram e elevaram minha sensibilidade e amor pela música.

“Foi um modelo de ser humano com uma brilhante cultura e talento”.

Fui sua aluna de 1974 a 1978, até o momento em que ficou doente e teve que sair de licença. Foi muito sofrido para todos. Ele encaminhou todos alunos. Lembro de ter guardado bilhetes dele.

O Agis foi aluno dele no Bacharelado e também quando menino, não sei com que idade. Ele irá te responder este e-mail.

Beijos,
Martha
Em 4 de junho de 2009
Oi, Anne!
Cada vez que olho as novidades do blog, me emociono. Vejo-o seguidamente! Está cada vez melhor!
O nome completo do Agis é Agis Espártaco Cervo Paz. Está faltando o depoimento dele. Quer escrever mas como passa viajando e é super perfeccionista, está te devendo. O maestro Léo Schneider é o ídolo dele. O grande inspirador de todo o seu talento . Vou cobrar dele! Estamos sempre relembrando os momentos maravilhosos e as oportunidades que o professor Léo nos propiciou.
O Agis é engenheiro mas toca super bem piano. Tem um repertório pianístico de altíssimo nível.
Beijos,
Martha

Nenhum comentário:

Postar um comentário