sábado, 30 de maio de 2009

Paulo Dorfman





UMA VOZ NO DESERTO

Leo Schneider foi praticamente uma voz no deserto, pois teve a convicção e a opção estético-musical de desenvolver sua obra sacra em Porto Alegre, onde não havia outros músicos caminhando nesta direção. Realizou a música que julgava adequada a seus propósitos educacionais religiosos, a estes integrando os conhecimentos na sua formação musical em Porto Alegre e na América do Norte, conhecimentos estes que, no dizer de Flávio Oliveira, eram bastante amplos com relação às formas musicais.
(...)
Apesar de possuir conhecimento da cena musical mundial, optou por dedicar-se de corpo e alma à sua cidade natal e às comunidades religiosas de que participava. (DORFMAN, Paulo. A música sacra de Leo Schneider: uma voz no deserto. São Leopoldo: EST/PPG. 2008, p 37)

A dissertação completa de Paulo Dorfman sobre o Maestro Leo Schneider está disponível em http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=127. Ao clicar neste link você iniciará o download da dissertação de 97 páginas em formato pdf.

Para ler só alguns trechos importantes, antecipamos três páginas desta dissertação. Por gentileza clique numa das imagens a seguir para ver melhor o texto.










Maria Alice, Paulo Dorfman, Anne Schneider na defesa de dissertação de mestrado da Escola Superior de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em São Leopoldo

2 comentários:

  1. Conheci um pouco da obra do maestro Leo Schneider, a partir do contato com os professores do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista do IPA, em especial com o professor Paulo Dorfman. Que bom poder conhecer um pouco mais através da sua dissertação.

    ResponderExcluir
  2. Conheci um pouco da obra do maestro Leo Schneider, a partir do contato com os professores do curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista do IPA, em especial com o professor Paulo Dorfman. Que bom poder conhecer um pouco mais através da sua dissertação.

    ResponderExcluir